segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Conselhos para todas as necessidades - Pele

   Como cada pele necessita de cuidados diferenciados, ficam aqui algumas sugestões. 
   É possível encontrar a pele sensível misturada com a normal, a oleosa e a seca.

   A pele branca e a pele negra funcionam de forma diferente:

   Tanto a pele branca como a negra possuem melanócitos (  é uma célula dendrítica que produz melanina, substância pigmentar que envolve a célula protegendo seu núcleo dos raios solares. No homem, os melanócitos se encontram na pele, na camada basal da epiderme, no sistema nervoso central e na retina. A melanina é um dos responsáveis pela coloração da pele e auxiliam na proteção celular contra a radiação solar.
O melanócito é uma célula neuro-cutânea que surge a partir da crista neural no período embrionário.
Existem várias tipos de melanina e esta é produzida em quantidade diferente em cada segmento corporal, bem como em pessoas diferentes de acordo com seu fototipo. Distúrbios podem afetar os melanócitos determinando algumas doenças dermatológicas, a saber: vitiligo, melasma ou cloasma, hipercromias, nevos melanocíticos e melanoma ) em igual número. 

   A sua actividade é que é diferente. É mais intensa na pele escura, o que aumenta os níveis de melanina. Assim a pele negra torna-se mais resistente ao sol, o que diminui a probabilidade de cancros cutâneos. A protecção anti-radicais livres também aumenta... A pele negra é mais fina e lisa, possui uma maior densidade de glândulas sebáceas e assim tem tendência para ser oleosa e menos desidratada. Como uma boa hidratação é inimiga do envelhecimento precoce, a pele negra é menos enrugada, preservando por mais tempo um aspecto jovem. Presença de mais elastina e fibra, o que combate  a flacidez e dá firmeza à pele.
   
   A pele negra é mais resistente, mas é também mais sensível. O que significa que deve ser tratada com especial cuidado, evitando produtos agressivos e que ponham em causa o seu delicado equilíbrio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

DoTerra - Produtos Naturais!!! :)

   Gosto muito de óleos essenciais , mas tenho sempre algum receio em comprar porque nunca sei se são realmente naturais.    Num destes dias...