sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Conselhos para todas as necessidades - Pele

 PELE OLEOSA

   Muito frequente no nosso país, este tipo de pele é o mais resistente ao envelhecimento precoce, mas também aquele que mais problemas poderá apresentar. Não resolve nada andar constantemente a livrar-se do sebo que se forma à superfície. Retirá-lo com produtos agressivos, como aqueles que contêm álcool, só irá estimular as glândulas sebáceas a repô-lo, produzindo-o em maior quantidade. Além de que os cosméticos alcoólicos são irritantes e, portanto, nada aconselháveis a uma pele que é tendencialmente irritável. Dê preferência a produtos com substâncias absorventes, anti-inflamatórias e reparadoras como meio de controlar a produção de gordura e a formação de pontos negros, opte por cosméticos que contenham extractos de plantas com acção anti-séptica.
   A esfoliação regular e as máscaras minerais purificantes são boas aliadas da normalização desta pele, que necessita de manter os poros limpos, de modo a fugir à formação de pontos negros ou de outras inflamações ainda menos estéticas. Se estas aparecerem, sob a forma de borbulhas, resista à tentação de espremê-las. Use um pouco de óleo essencial de alfazema ou de árvore de chá, para ajudar a secá-las e manter a zona desinfectada, evitando espalhar a infecção.

-------------------------------------------------------------------------------------------------
   Comer muitos vegetais de folhas verdes e fruta de boa qualidade ajuda a normalizar este tipo de pele. Beber muita água mineral é também essencial para livrar o seu rosto de toxinas e ajudar à hidratação natural.
---------------------------------------------------------------------------------------------------

   Ao contrário do que possa imaginar. as peles oleosas precisam de hidratação. Uma coisa é gordura, outra é a água existente na pele. Não é invulgar estas peles sofrerem de desidratação, sobretudo fora da chamada zona T ( testa, nariz e queixo ), a área mais oleosa e onde se encontram um maior número de glândulas sebáceas, que ajudam a impedir a fuga da água pela evaporação.
   As necessidades hídricas são mutáveis, agravando-se a falta de água sobretudo no Inverno, altura em que o frio e o vento tornam o manto protector natural mais frágil. Seja qual for a altura do ano, o seu hidratante deve ser oil free ( isento de óleo ).

---------------------------------------------------------------------------------------------------  
   Cosméticos naturais para peles oleosas: Bardana, bétula, aloé vera, lavanda, hortelã-pimenta, calêndula, árvore do chá, pepino, vitamina A, vitamina C, zinco e argila.
---------------------------------------------------------------------------------------------------

   O stress e a ansiedade pioram o aspecto destas peles, originando mais sebo e propensão para a irritabilidade. Tente controlá-los através do exercício físico ou de outras terapias, como a reflexologia, o shiatsu ou as massagens relaxantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

DoTerra - Produtos Naturais!!! :)

   Gosto muito de óleos essenciais , mas tenho sempre algum receio em comprar porque nunca sei se são realmente naturais.    Num destes dias...