Os nossos pés sustentam o nosso corpo, suportam o nosso peso, dão-nos força, ajudam ao equilíbrio e são meios de locomoção. Daí que a estrutura a nível ósseo, articular e até muscular, seja complexa. Os orientais consideram os pés o nosso segundo coração, e por aí já entende que estes devem ser estimados e tratados com a importância que merecem. Os podologistas ( técnicos de saúde especializados nesta zona do corpo ), sublinham que a saúde dos pés reflecte-se no bem-estar geral do organismo.
- Não vá para a cama sem lavar os pés. Segundo a sabedoria chinesa, para nos livrarmos das toxinas acumuladas durante o dia é tão importante purificar os pés como limpar o rosto. Prefira água morna e use um sabonete ou um gel neutro.
- Seque-os bem, insistindo entre os dedos para que não fiquem humidades muito apreciadas por fungos e bactérias.
- Hidrate regularmente os pés com um creme específico, normalmente com propriedades antibacterianas e mais rico, evitando que a pele seque e abra fissuras. Se vai calçar-se a seguir, garanta que o produto é totalmente absorvido, aproveitando para fazer uma massagem. Se for para a cama, ponha uma dose generosa e calce meias brancas de algodão. Na manhã seguinte, terá pés de veludo.
- Corte as unhas a direito e não completamente rentes. Isso diminuirá o risco de encravarem ao crescer, problema associado a dor persistente e inflamação.
- Cuidado com o calçado: evite os sapatos apertados, bicudos, de salto muito alto ou completamente rasos, e fabricados com materiais sintéticos, que impedem o pé de respirar. Também deve evitar calçar 2 dias seguidos os mesmos sapatos, dando-lhes tempo para arejar e secar a transpiração.
- Prefira meias de fibras naturais, como o algodão ou a seda, e tome atenção aos elásticos apertados que dificultam a circulação de retorno.
- Se tiver problemas como calos, verrugas, ou outro tipo de sinais ou dores persistentes, consulte um especialista.
- Na praia ou na piscina, não se esqueça de estender o protector solar os dorso dos pés - a sua pele é frágil e também pode queimar.
- Nas piscinas, ginásios, balneários e outras instalações públicas, não se esqueça dos chinelos. Eles podem fazer a diferença entre pés saudáveis e pés com micoses.
- Se andou muito, tente descansar com os pés ligeiramente levantados. Essa posição irá auxiliar a circulação de retorno e torná-los mais leves.
Fontes fotografias: http://cristianearruda.wordpress.com/tag/ma-postura/
Sem comentários:
Enviar um comentário